top of page

Psicóloga Raquel Alifredi Paulachi

Todo tipo de pessoa pode buscar psicoterapia. Busca quem quer qualidade de vida.

Quem busca um espaço terapêutico, busca saúde. É uma pessoa que tem coragem de refletir e tentar mudar o que incomoda em seu cotidiano, em sua vida.

Quem busca a psicoterapia?

Crp 07/14290

Bem viver é uma atitude de quem se quer bem.
 

# Atendimento individual;

# Psicoterapia de criança, adolescente, adulto, casal e família;

# Orientação para pais, familiar e de casal;
# Psicoterapia de longo prazo, breve focal e de apoio;
# Intervenção em situações de crise;
# Grupos educativos e terapêuticos;
# Prestação de serviços para clinicas, escolas...
# Mediadora de família: O mediador preocupa-se com a satisfação das pessoas na solução do conflito, para que não haja vencedor nem perdedor, evitando os processos conflituosos.
O Serviço de Mediação Familiar, geralmente é executado por equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e bacharéis em Direito, há de contribuir para o efetivo atendimento de casos complexos e, na maioria das vezes, desgastantes para pais, filhos e outros envolvidos.
# Perita Judicial: O Psicólogo Perito pode ser nomeado pelo Juiz para atuar como seu auxiliar, suprindo-lhe a insuficiência de conhecimentos específicos sobre o objeto da prova. O Perito pode atuar também como assistente técnico das partes, ou seja, tanto o autor quanto o réu têm direito a nomear um assistente técnico cada uma. Em última análise o perito recebe o encargo de esclarecer fatos técnicos contidos no processo.


 

Quando se fala em psicoterapia, muitas pessoas ainda carregam idéias erradas e até um certo preconceito em relação do que é um tratamento psicoló​gico.

Quando temos uma dor no pé vamos ao ortopedista, uma dor  de dente vamos ao dentista e quando temos uma tristeza que não sabemos de onde vem, vamos ao psicólogo. É de fato uma explicação bem simples e direta, mas muitas pessoas não acreditam na eficácia da terapia e procura métodos mais rápidos e mais fáceis, o que muitas vezes (infelizmente) não traz resultados.

Antes de tudo é preciso esclarecer que o psicólogo não é uma amigo “pago”, que apesar da aparente simples conversa, o terapeuta nunca dá conselhos ou opiniões sobre o que fazer. O trabalho do terapeuta é auxiliar o autoconhecimento. Posso também dizer que quando pessoa chega à terapia traz consigo uma estante de livros bem bagunçada e por conseqüência não conseguimos encontrar nada, por isso é preciso ver quais livros estão inteiros, os que não servem mais, os que podemos nos desapegar, os que podemos ainda aproveitar, os que ainda nunca usamos e nem lembrávamos que tínhamos. Após arrumar a estante conseguimos enxergar o que antes era difícil. Quando estamos com o “estante bagunçada” dificilmente conseguimos pensar e encontrar respostas para aquilo que queremos, por isso é comum quem está de fora ver mais claramente do que quem está dentro da situação (relacionamento conturbado, traição, etc). Então, em resumo o psicólogo não dá as respostas, mas ajuda as encontrá-las.

Muitas vezes, durante a busca por respostas nos deparamos com traumas que foram adquiridos, isto é, somos hoje o resultado de tudo aquilo que vivemos desde o nosso nascimento. Com a terapia é possível reviver o trauma e reelaborar de uma forma positiva à caminho da cura. Infelizmente não posso afirmar que a terapia seja sempre agradável, pois reviver um trauma pode trazer muito sofrimento, e algumas pessoas preferem interromper as sessões do que enfrentar a dor.

É um ato de coragem seguir em frente, e alguns ainda não estão preparados. Por isso, não basta ir ao psicólogo porque deu certo para amiga ou porque o marido quer, a vontade precisa partir de dentro e antes de tudo é preciso ter consciência de que mudar dá trabalho. Para os corajosos que aceitam seguir a terapia existe uma grande chance de melhor qualidade de vida e por conseqüência a felicidade. Os resultados da terapia dependem 50% do sujeito e 50% do psicólogo, por isso é preciso estar atento nas qualificações do terapeuta, é importante verificar se ele está inscrito no conselho regional de psicologia, no site do Conselho Federal de Psicologia é possível encontrar o site dos conselhos regionais, e lembre-se que psicólogo não dá conselhos, não fala sobre questões religiosas e esotéricas.

Para que serve psicoterapia?

Psicoterapia também não é um processo aonde se chega ao consultório fala sobre suas angústias e conflitos, saindo sem ter uma palavra em troca, sentindo-se solitário.

  • A terapia é um tratamento da alma, onde o alcance do auto-conhecimento torna a pessoa capaz de retomar o contato com sua própria essência.
  • A finalidade é tratar os seus conflitos, receios, o que lhe faz sofrer, a partir do momento onde o sujeito está desfocado, não tão funcional como num outro momento já foi, direcionando sua energia para o meio.
  • Importante: para fazer uma psicoterapia a pessoa tem que estar preparada e pré-disposta a aceitar e fazê-la. Vale lembrar que os problemas discutidos na terapia não são resolvidos da noite para o dia.
  • Um processo psicoterápico requer humildade e coragem, pois não é fácil olhar para nós mesmo, de preferência deixar as possíveis máscaras para trás, e se dar conta de coisas que nos incomodam e ter forças para lidar com elas.

Vontade de ampliar seu autoconhecimento , promovendo saúde e qualidade de vida são bons motivos para fazer terapia. Enfim, terapia é um investimento pessoal que traz benefícios significativos e duradouros. É uma atitude de coragem, salientando que  viver bem nos exige muito trabalho interno!

​​Como acontece a psicoterapia?

Consultas com agendamento.

(51) 9963.2064/ 8224.9368

psiraquelpaulachi@yahoo.com.br

*Graduação: UNISINOS (2005)

*Especializações:

Mediadora Familiar – CEFI (2005);

Perita Judicial – CLM Perícias Técnicas (2012);

Psicoterapeuta individual, casal e família com técnicas integradas – Instituto Fernando Pessoa (2013)​.

​Consultório: Clínica Solar do Caminho,

Rua Carlos Von Koseritz 1376,

Porto Alegre/RS- Brasil.

bottom of page